NORMALISTAS
O Núcleo de Estudos da Norma Linguística é formado tanto por pesquisadores experientes como por estudantes e pesquisadores em formação, unidos pela paixão pelo aprendizado e pela descoberta. Conheça nossa equipe abaixo.
PROF. DR. LEANDRO ARAUJO (UFU)
Pesquisador e Líder
Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista. Manteve estágio acadêmico com Universidad Nacional de Cuyo e com a Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica. Sua pesquisa atual analisa e compara o processo de normatização em línguas românicas.
PROF. DR. DANIEL MAZZARO (UFU)
Pesquisador
Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerias, onde também realizou pós-doutorado em Linguística Aplicada. Suas pesquisas abordam a relação entre ensino de gramática e letramentos, e também a relação entre estudos discursivos e teorias queer. Seus principais interesses de estudo são: gênero e sexualidade na/pela linguagem, estudos discursivos na perspectiva queer, marcadores/conectores discursivos, educação linguística e ensino-aprendizagem de espanhol.
PROF. MS. CARLOS EDUARDO DEOCLECIO (IFES)
Pesquisador e estudante
É professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Cursa doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Linguística, na Universidade de Santiago de Compostela (USC). Sua atual pesquisa aborda a problematização da norma linguística elaborada do português brasileiro na perspectiva da Estandardologia Comparada. Seus principais interesses de estudo se situam no âmbito da Sociolinguística (variacionista, contato e políticas linguísticas), Sociologia da Linguagem, Estandardização e Estandardologia linguística, Sintaxe, Gramática Normativa.
PROF. MS. DAVID BATISTA DE JESUS TRAVASSOS (UFRJ)
Pesquisador e estudante
Cursa doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ). Sua atual pesquisa aborda a variação na realização dos tempos verbais da língua espanhola, com ênfase no pretérito imperfeito do subjuntivo. Seus principais interesses de estudo são: Sociolinguística (variacionista); Políticas linguísticas; Ensino de Língua Espanhola; Letramentos e Livros Didáticos; Norma(s) linguísticas; Morfologia e Morfossintaxe da Língua Espanhola
PROF. MS. MARIA DE OLIVEIRA RODRIGUES (UFU)
Pesquisadora e estudante
É professora de língua portuguesa e de alfabetização, nas redes estadual e municipal de Sete Lagoas-MG. Cursa doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal Uberlândia. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Sua pesquisa analisa a variação de concordância verbal em Minas Gerais.
PROF. MS. MONIQUE CARBONE CINTRA (UNIPG)
Pesquisadora e estudante
É professora do curso de Lingue Portoghese e Brasiliana no departamento de Línguas da Universidade de Perugia. Cursa doutorado em Linguística na Universidade de Évora (Portugal) em cotutela com a Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália). Sua atual pesquisa aborda a consciência metalinguística e a abordagem metacognitivista no ensino de línguas estrangeiras. Seus principais interesses de estudo são: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, português como língua estrangeira, metacognição, consciência metalinguística; linguística comparada.
PROF. MS. NINA RIOULT (UFF)
Pesquisadora e estudante
Cursa doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Rennes II (França). Sua pesquisa aborda questões normativas no espaço francófono das Américas e ensino de língua francesa no Brasil. Seus principais interesses de estudo são: políticas linguísticas, norma e variação linguística, língua francesa, língua portuguesa, ensino de línguas.
PROF. ELIZANGELA VASCONCELOS RABELO DE ASSIS (UFU)
Estudante
Professora de língua portuguesa na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de Paracatu-MG. Cursa o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Federal de Uberlândia. Interessa-se pela variação linguística e seu ensino.
FERNANDA SILVA FREITAS (UFU)
Estudante
Graduanda do curso de Letras: Espanhol da Universidade Federal de Uberlândia. É bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Em seu estudo, analisa e compara o lugar das formas de tratamento ao longo da história da produção de gramáticas de língua espanhola.
GRAZIELA BASSI PINHEIRO (UFU)
Estudante
Graduanda do curso de Letras: Espanhol da Universidade Federal de Uberlândia. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/Letras) e, na iniciação científica, analisa os pronomes demonstrativos no espanhol falado Andaluz. Seus principais interesses de estudo são linguística, normas gramaticais, sociolinguística e os estudos comparativos.
LAÍS VITÓRIA NASCIMENTO (UFU)
Estudante
Graduanda do curso de Letras: Espanhol da Universidade Federal de Uberlândia. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/Letras) e, na iniciação científica, analisa e compara a descrição das formas possessivas em gramáticas de língua portuguesa e espanhola.
MARIANE REZENDE MELAZO (UFU)
Estudante
Graduanda do curso de Letras: Português da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFU ). Na atual pesquisa aborda a gramaticografia brasileira do século XIX, sendo seus principais interesses de estudo a linguística, a sociolinguística e a análise do discurso.